Aviso Legal nº 1: Afinar ECUs programáveis é extremamente difícil e altamente avançado. Você nem deveria tentar fazer isso, a menos que tenha uma sólida compreensão de como um sistema de injeção de combustível funciona, o efeito do tempo de ignição, etc.
Aviso Legal nº 2: Um Power FC não é um complemento de potência aparafusado. Não é como adicionar uma admissão, onde você gasta uma hora instalando-a, vai ao dinamômetro e ganha dez cavalos. Com um Power FC, você provavelmente perderá potência ou, pior ainda, explodirá seu motor se tiver um mapa ruim no carro. O Power FC não possui recursos de feedback de segurança como a ECU original. Ele faz o que você manda, mesmo que isso cause danos ao motor.
Aviso Legal nº 3: Eu não forneço "mapas base" ou sessões personalizadas de "afinação do meu carro pela internet". Por favor, não me pergunte. Dediquei muito tempo e esforço para tornar este tópico o mais fácil possível de entender, mas pretendo que as pessoas assumam a responsabilidade e sigam em frente depois de terminarem de lê-lo. Se você tiver uma pergunta específica sobre algo que eu disse aqui e precisar de esclarecimentos, poste-a neste tópico em vez de me enviar uma mensagem privada. "Ajuda, meu carro está batendo" não é uma pergunta específica. Estou mais do que feliz em dar orientação, mas tenho que deixar o trabalho para você.
O objetivo deste tópico é explicar como instalar um Power FC e ajustá-lo para obter a potência máxima. Ele está aqui para mostrar como se tornar proficiente com o software FC Edit incluído no FC Datalogit. Tópicos avançados de ajuste serão abordados por outros tópicos.
Para aproveitar o material neste tópico, você precisará dos seguintes três equipamentos:
A'PEXi Power FC
FC Datalogit (inclui software FC Edit)
sensores de oxigênio de banda larga
computador portátil
O assunto dos sensores de oxigênio de banda larga foi abordado neste tópico:
Tudo o que você precisa saber sobre sensores de O2 de banda larga
Além disso, o Power FC é compatível apenas com carros 2000-02. O acelerador Drive By Wire (DBW) foi introduzido em carros de 2003, e o Power FC é incompatível com isso. Você pode converter um Celica DBW para um acelerador a cabo, o que foi feito com sucesso. Os métodos descritos no tópico a seguir são os que foram usados. O tópico relacionado a isso pode ser encontrado aqui:
Como fazer: conversão de acelerador DBW para cabo
Outro método para resolver o problema do DBW é executar um PFC em paralelo com a ECU original. Essa informação pode ser encontrada aqui:
Precisa de um sujeito de teste para uma instalação 2ZZ PowerFC DBW 03+
Onde posso comprar um Power FC e FC Datalogit?
Muitos lugares oferecem Power FC por um preço razoável. Esse tópico está fora do escopo deste tópico. O FC Datalogit, no entanto, é muito mais difícil de encontrar. Você pode ter meses de atraso, então planeje e seja paciente. Estes podem ser comprados diretamente de FC Datalogit ou por um preço mais baixo de Monkeywrench Racing. Se o Datalogit estiver em atraso na Monkeywrench, geralmente é mais rápido obtê-lo diretamente do FC Datalogit.
Devo obter o Datalogit serial ou USB?
O modelo serial é mais barato, mas muitos laptops mais novos não possuem uma porta serial. Nesse caso, obtenha a versão USB. Se você tiver uma versão serial e seu laptop não tiver uma porta serial, você pode comprar o adaptador USB Sewell em seu site:
Adaptador USB para Serial Sewell InstaCOM
Este é o adaptador que vem com a versão USB do Datalogit. Eu o usei com sucesso, enquanto outros adaptadores como o Belkin causaram o travamento do FC Edit durante o registro, e alguns, como os encontrados no eBay, geralmente nem se conectam ao Datalogit.
Como instalo o Power FC e o FC Datalogit?
O Power FC é um substituto direto da ECU de fábrica. Retire a tampa da ECU (aquela que diz para nunca removê-la), desconecte os plugues do chicote e remova os dois parafusos que a prendem (com um soquete de 10 mm). Por segurança, você sempre deve fazer isso com o terminal negativo da bateria desconectado. A ECU é presa ainda mais com duas abas na lateral. Para liberá-las, coloque uma chave de fenda de ponta chata na lateral da ECU e remova as abas. O Power FC deslizará diretamente para o local vago da ECU, mas não possui parafusos de fixação e é mais estreito que a ECU de fábrica. Antes de instalar o Power FC, observe a porta PS2 em sua lateral. É aqui que o Datalogit se conecta. Com o Power FC instalado, você precisará manter a tampa da ECU desligada ou fazer um furo em algum lugar na caixa da ECU para passar o fio do Datalogit. A maioria das pessoas faz um furo na parte traseira da caixa da ECU e passa o fio por ali, mas lembre-se que a bateria está bem ali, então certifique-se de que o fio e a argamassa não interfiram. Se você deseja instalar permanentemente o Datalogit, precisará encontrar uma maneira de passar o fio do compartimento do passageiro para o compartimento do motor. Eu passei o meu pelo ilhó da cremalheira da direção. Meu Datalogit está montado acima dos meus pés, e o cabo de interface para o laptop entra na caixa de luvas e está enrolado ali. Preciso abrir a caixa de luvas para acessar o cabo ao sintonizar.
Agora que tudo está conectado, como uso o FC Edit?
1. O primeiro passo é ter o carro pelo menos na posição ligada, com ou sem o motor funcionando. Isso liga o Power FC. Inicie o programa FC Edit, que o levará à tela inicial.
Você pode obter um erro de porta COM ao iniciar o FC Edit, o que significa que o carro está desligado ou a porta COM está configurada incorretamente no FC Edit. A maioria das portas seriais funcionará na COM 1, mas o USB funcionará de outra forma. Vá para Configuração -> Porta no FC Edit para selecionar a porta COM correta.
2. Neste ponto, o FC Edit abrirá automaticamente o arquivo default.dat na mesma pasta do arquivo executável. Dê uma olhada na guia Configurações 1. O arquivo default.dat para o 2ZZ é assim:
Você pode alterar o arquivo padrão para o que quiser, mas o fato de o arquivo padrão ser tão diferente de qualquer mapa normal pode ser útil.
3. Neste ponto, você deve inicializar o Power FC. Esta função é acessada no menu Ferramentas na parte superior da tela. A inicialização do Power FC apagará quaisquer mapas anteriores que possam ter sido carregados, mas, mais importante, apagará qualquer aprendizado de configurações de marcha lenta. Isso é fundamental para fazer seu carro funcionar corretamente depois de estar em funcionamento. Deixe-me reafirmar que isso apagará quaisquer mapas carregados no Power FC e reverterá para o mapa padrão. Se você tiver um mapa no Power FC que pretende usar, primeiro salve este mapa em seu computador, depois inicialize o Power FC e, em seguida, recarregue seu mapa.
4. Ainda na guia Configurações 1, clique em Ler tudo. Isso lerá todos os dados atuais no seu Power FC. Você notará que os valores mudam na tela Configurações 1. É por isso que é bom manter o arquivo padrão como está: porque você pode ver visualmente que a função Ler tudo foi bem-sucedida.
5. Se o seu Power FC ainda tiver o arquivo default.dat nele, ou se você deseja carregar um mapa diferente, faça-o neste ponto. Vá para Arquivo -> Abrir e selecione o arquivo .dat desejado. Se você enviar ou receber mapas Power FC por e-mail, é sempre uma boa ideia compactar o arquivo primeiro. Os arquivos .dat podem ser corrompidos por sistemas de e-mail e se tornarem inutilizáveis. Agora que você abriu o mapa desejado, clique em Escrever tudo para gravá-lo no Power FC. Depois de fazer isso, desligue e ligue a chave novamente e faça Arquivo -> Padrão no FC Edit. Agora faça um Ler tudo e veja se os valores no FC Edit mudam. Esta etapa verifica novamente se a função de gravação foi bem-sucedida.
6. Agora, você precisa deixar seu Power FC aprender a marcha lenta do seu carro. Existe um processo de aprendizado de 30 minutos que o Power FC passa para isso. Para obter os melhores resultados lentos, permita que todo esse processo de 30 minutos seja concluído. Este processo deve ser iniciado com o carro frio, embora você não deva fazer isso em um dia de congelamento para que o carro possa aquecer até a temperatura de operação com razoável rapidez. Existem três fases no ciclo de aprendizado de 30 minutos:
Agora que tudo está instalado, o FC Edit está em execução e meu mapa está carregado, o que é todo esse outro material?
O FC Edit tem dez guias na parte superior da tela e vários menus. Vou analisá-los um por um e explicar o que eles fazem.
Menu Arquivo
Existem cinco funções no menu Arquivo: Padrão, Abrir, Salvar como, Comparar e Sair.
Menu Log
Existem três funções no menu Log: Iniciar, Terminar e Salvar como. Você notará que todos os três mostram atalhos de teclas de função correspondentes. Estes são particularmente úteis para registrar dados durante a condução.
Menu Janela
Existem oito funções no menu Janela: Monitor, Gráfico, Gráfico, Relógio de Mapa, Adicionar Relógio, Ocultar Relógios, Carregar Relógios e Salvar Relógios.
Menu Ferramentas
Existem duas funções no menu Ferramentas: Inicializar Power FC e ReCalc Base.
Menu Configuração
Quatro funções estão no menu Configuração: Porta, Auxiliar, Versão e Mapas.
Aviso Legal nº 2: Um Power FC não é um complemento de potência aparafusado. Não é como adicionar uma admissão, onde você gasta uma hora instalando-a, vai ao dinamômetro e ganha dez cavalos. Com um Power FC, você provavelmente perderá potência ou, pior ainda, explodirá seu motor se tiver um mapa ruim no carro. O Power FC não possui recursos de feedback de segurança como a ECU original. Ele faz o que você manda, mesmo que isso cause danos ao motor.
Aviso Legal nº 3: Eu não forneço "mapas base" ou sessões personalizadas de "afinação do meu carro pela internet". Por favor, não me pergunte. Dediquei muito tempo e esforço para tornar este tópico o mais fácil possível de entender, mas pretendo que as pessoas assumam a responsabilidade e sigam em frente depois de terminarem de lê-lo. Se você tiver uma pergunta específica sobre algo que eu disse aqui e precisar de esclarecimentos, poste-a neste tópico em vez de me enviar uma mensagem privada. "Ajuda, meu carro está batendo" não é uma pergunta específica. Estou mais do que feliz em dar orientação, mas tenho que deixar o trabalho para você.
O objetivo deste tópico é explicar como instalar um Power FC e ajustá-lo para obter a potência máxima. Ele está aqui para mostrar como se tornar proficiente com o software FC Edit incluído no FC Datalogit. Tópicos avançados de ajuste serão abordados por outros tópicos.
Para aproveitar o material neste tópico, você precisará dos seguintes três equipamentos:
A'PEXi Power FC
FC Datalogit (inclui software FC Edit)
sensores de oxigênio de banda larga
computador portátil
O assunto dos sensores de oxigênio de banda larga foi abordado neste tópico:
Tudo o que você precisa saber sobre sensores de O2 de banda larga
Além disso, o Power FC é compatível apenas com carros 2000-02. O acelerador Drive By Wire (DBW) foi introduzido em carros de 2003, e o Power FC é incompatível com isso. Você pode converter um Celica DBW para um acelerador a cabo, o que foi feito com sucesso. Os métodos descritos no tópico a seguir são os que foram usados. O tópico relacionado a isso pode ser encontrado aqui:
Como fazer: conversão de acelerador DBW para cabo
Outro método para resolver o problema do DBW é executar um PFC em paralelo com a ECU original. Essa informação pode ser encontrada aqui:
Precisa de um sujeito de teste para uma instalação 2ZZ PowerFC DBW 03+
Onde posso comprar um Power FC e FC Datalogit?
Muitos lugares oferecem Power FC por um preço razoável. Esse tópico está fora do escopo deste tópico. O FC Datalogit, no entanto, é muito mais difícil de encontrar. Você pode ter meses de atraso, então planeje e seja paciente. Estes podem ser comprados diretamente de FC Datalogit ou por um preço mais baixo de Monkeywrench Racing. Se o Datalogit estiver em atraso na Monkeywrench, geralmente é mais rápido obtê-lo diretamente do FC Datalogit.
Devo obter o Datalogit serial ou USB?
O modelo serial é mais barato, mas muitos laptops mais novos não possuem uma porta serial. Nesse caso, obtenha a versão USB. Se você tiver uma versão serial e seu laptop não tiver uma porta serial, você pode comprar o adaptador USB Sewell em seu site:
Adaptador USB para Serial Sewell InstaCOM
Este é o adaptador que vem com a versão USB do Datalogit. Eu o usei com sucesso, enquanto outros adaptadores como o Belkin causaram o travamento do FC Edit durante o registro, e alguns, como os encontrados no eBay, geralmente nem se conectam ao Datalogit.
Como instalo o Power FC e o FC Datalogit?
O Power FC é um substituto direto da ECU de fábrica. Retire a tampa da ECU (aquela que diz para nunca removê-la), desconecte os plugues do chicote e remova os dois parafusos que a prendem (com um soquete de 10 mm). Por segurança, você sempre deve fazer isso com o terminal negativo da bateria desconectado. A ECU é presa ainda mais com duas abas na lateral. Para liberá-las, coloque uma chave de fenda de ponta chata na lateral da ECU e remova as abas. O Power FC deslizará diretamente para o local vago da ECU, mas não possui parafusos de fixação e é mais estreito que a ECU de fábrica. Antes de instalar o Power FC, observe a porta PS2 em sua lateral. É aqui que o Datalogit se conecta. Com o Power FC instalado, você precisará manter a tampa da ECU desligada ou fazer um furo em algum lugar na caixa da ECU para passar o fio do Datalogit. A maioria das pessoas faz um furo na parte traseira da caixa da ECU e passa o fio por ali, mas lembre-se que a bateria está bem ali, então certifique-se de que o fio e a argamassa não interfiram. Se você deseja instalar permanentemente o Datalogit, precisará encontrar uma maneira de passar o fio do compartimento do passageiro para o compartimento do motor. Eu passei o meu pelo ilhó da cremalheira da direção. Meu Datalogit está montado acima dos meus pés, e o cabo de interface para o laptop entra na caixa de luvas e está enrolado ali. Preciso abrir a caixa de luvas para acessar o cabo ao sintonizar.
Agora que tudo está conectado, como uso o FC Edit?
1. O primeiro passo é ter o carro pelo menos na posição ligada, com ou sem o motor funcionando. Isso liga o Power FC. Inicie o programa FC Edit, que o levará à tela inicial.

Você pode obter um erro de porta COM ao iniciar o FC Edit, o que significa que o carro está desligado ou a porta COM está configurada incorretamente no FC Edit. A maioria das portas seriais funcionará na COM 1, mas o USB funcionará de outra forma. Vá para Configuração -> Porta no FC Edit para selecionar a porta COM correta.
2. Neste ponto, o FC Edit abrirá automaticamente o arquivo default.dat na mesma pasta do arquivo executável. Dê uma olhada na guia Configurações 1. O arquivo default.dat para o 2ZZ é assim:

Você pode alterar o arquivo padrão para o que quiser, mas o fato de o arquivo padrão ser tão diferente de qualquer mapa normal pode ser útil.
3. Neste ponto, você deve inicializar o Power FC. Esta função é acessada no menu Ferramentas na parte superior da tela. A inicialização do Power FC apagará quaisquer mapas anteriores que possam ter sido carregados, mas, mais importante, apagará qualquer aprendizado de configurações de marcha lenta. Isso é fundamental para fazer seu carro funcionar corretamente depois de estar em funcionamento. Deixe-me reafirmar que isso apagará quaisquer mapas carregados no Power FC e reverterá para o mapa padrão. Se você tiver um mapa no Power FC que pretende usar, primeiro salve este mapa em seu computador, depois inicialize o Power FC e, em seguida, recarregue seu mapa.
4. Ainda na guia Configurações 1, clique em Ler tudo. Isso lerá todos os dados atuais no seu Power FC. Você notará que os valores mudam na tela Configurações 1. É por isso que é bom manter o arquivo padrão como está: porque você pode ver visualmente que a função Ler tudo foi bem-sucedida.
5. Se o seu Power FC ainda tiver o arquivo default.dat nele, ou se você deseja carregar um mapa diferente, faça-o neste ponto. Vá para Arquivo -> Abrir e selecione o arquivo .dat desejado. Se você enviar ou receber mapas Power FC por e-mail, é sempre uma boa ideia compactar o arquivo primeiro. Os arquivos .dat podem ser corrompidos por sistemas de e-mail e se tornarem inutilizáveis. Agora que você abriu o mapa desejado, clique em Escrever tudo para gravá-lo no Power FC. Depois de fazer isso, desligue e ligue a chave novamente e faça Arquivo -> Padrão no FC Edit. Agora faça um Ler tudo e veja se os valores no FC Edit mudam. Esta etapa verifica novamente se a função de gravação foi bem-sucedida.
6. Agora, você precisa deixar seu Power FC aprender a marcha lenta do seu carro. Existe um processo de aprendizado de 30 minutos que o Power FC passa para isso. Para obter os melhores resultados lentos, permita que todo esse processo de 30 minutos seja concluído. Este processo deve ser iniciado com o carro frio, embora você não deva fazer isso em um dia de congelamento para que o carro possa aquecer até a temperatura de operação com razoável rapidez. Existem três fases no ciclo de aprendizado de 30 minutos:
- Nos primeiros 10 minutos, deixe o carro em marcha lenta apenas com uma carga média. Você pode ter o som funcionando durante este ponto, pois isso seria considerado uma carga moderada no motor.
- Nos segundos 10 minutos, adicione a ventoinha do soprador.
- Nos terceiros 10 minutos, adicione o ar condicionado.
Agora que tudo está instalado, o FC Edit está em execução e meu mapa está carregado, o que é todo esse outro material?
O FC Edit tem dez guias na parte superior da tela e vários menus. Vou analisá-los um por um e explicar o que eles fazem.
Menu Arquivo
Existem cinco funções no menu Arquivo: Padrão, Abrir, Salvar como, Comparar e Sair.
- Padrão é basicamente como Abrir, apenas que ele abre o arquivo default.dat automaticamente. Isso não funcionará a menos que você tenha o arquivo default.dat na mesma pasta do FC Edit.
- Abrir é usado para abrir mapas salvos.
- Salvar como é usado para salvar seu mapa em um arquivo .dat.
- Comparar é usado para comparar dois mapas. Ele funciona como um segundo Abrir e abrirá um segundo mapa sobre qualquer mapa atual que você tenha aberto. Quaisquer diferenças entre os dois mapas serão destacadas em amarelo ou vermelho, dependendo das diferenças positivas (vermelho) ou negativas (amarelo). Passar o mouse sobre uma célula destacada mostrará o valor no primeiro mapa que você abriu.
- Sair é usado para sair do FC Edit se você não soubesse disso, afaste-se do seu computador e escolha outro hobby.
Menu Log
Existem três funções no menu Log: Iniciar, Terminar e Salvar como. Você notará que todos os três mostram atalhos de teclas de função correspondentes. Estes são particularmente úteis para registrar dados durante a condução.
- Iniciar inicia uma sessão de registro de dados.
- Terminar fecha uma sessão de registro de dados.
- Salvar como salva seu arquivo de log. Isso não é o mesmo que Salvar como no menu Arquivo.
Menu Janela
Existem oito funções no menu Janela: Monitor, Gráfico, Gráfico, Relógio de Mapa, Adicionar Relógio, Ocultar Relógios, Carregar Relógios e Salvar Relógios.
- Monitor abre a janela Monitor. A partir daqui, você pode observar a telemetria do motor em tempo real. Você também usa o Monitor para configurar os parâmetros que serão registrados. Você também pode iniciar, terminar e salvar sessões de registro de dados nesta janela.
- Gráfico mostrará gráficos tridimensionais de todos os seus mapas.
- Gráfico mostrará seus dados registrados em forma de gráfico horizontal.
- Relógio de mapa mostrará seus dados registrados em uma tabela 20x20. Os valores registrados aparecerão na célula onde foram registrados.
- Adicionar Relógio permite que você coloque exibições de parâmetros em tempo real na tela, como um medidor digital. Isso é particularmente útil se você tiver uma banda larga sem uma tela de medidor, como um LC-1 inovador.
- Ocultar Relógios remove as exibições do relógio da tela.
- Carregar Relógios permite que você carregue relógios pré-selecionados. Caso contrário, você teria que adicionar cada visualização individualmente toda vez que abrir o FC Edit.
- Salvar Relógios salva seus relógios atuais, para que você possa recarregá-los rapidamente no futuro.
Menu Ferramentas
Existem duas funções no menu Ferramentas: Inicializar Power FC e ReCalc Base.
- Inicializar Power FC irá redefinir a ECU. Isso apagará quaisquer mapas carregados e configurações de marcha lenta aprendidas.
- ReCalc Base é usado para gravar alterações do mapa INJ no Mapa Base e, em seguida, redefinir INJ para 1.000. Isso pode ser útil durante a afinação para fazer alterações percentuais no abastecimento do mapa de forma rápida e fácil.
Menu Configuração
Quatro funções estão no menu Configuração: Porta, Auxiliar, Versão e Mapas.
- Porta é usado para selecionar qual porta COM seu computador usará para se comunicar com o Datalogit.
- Auxiliar é usado para configurar as portas auxiliares no Datalogit, como o sensor de banda larga.
- Versão seleciona entre 1ZZ-FE e 2ZZ-GE.
- Mapas é usado para selecionar várias funções que podem ser acessadas de outras maneiras em outras janelas.