O bico de sangria de ar de 1/4 de polegada partido.
Eu tinha uma pequena fuga no radiador, mas não conseguia encontrar onde. Finalmente, removi a caixa de ar, que se encaixa precisamente num local muito apertado com 6 mangueiras de vácuo ligadas a ela. Foi difícil descobrir onde tudo vai e como se encaixam. Mas depois da primeira vez, deve ser fácil.
Descobri que o minúsculo bico de sangria de ar de plástico de 1/4 de polegada, moldado como parte da parte superior de plástico ABS do radiador, tinha-se partido, libertando o líquido de arrefecimento. Nunca puxei muito forte na mangueira de sangria, mas depois de centenas de milhares de ciclos de quente e frio, essa junta rachou e finalmente partiu-se. Consegui ver as antigas linhas de rachaduras que podem ter começado há anos. Mas nunca vazou até agora.
Felizmente, eu descobri, ou poderia ser muito prejudicial se partisse em alta velocidade. Foi um design muito estúpido não reforçar essa junta.
A BMW e a MBZ usam os mesmos radiadores próximos, então eles têm o mesmo bico. Aparentemente, muitos partem. A Autozone não tem kit de reparo. O eBay tem muitos vendedores de bicos de reparo, feitos de plástico ou latão, entre US$ 10 e US$ 15.
O bico de plástico parece um encaixe com vedação de borracha auto-vedante. Parece muito solto e fraco. Não vejo como pode vedar sob pressão e alta temperatura.
O bico de latão tem roscas que você deve perfurar um buraco maior, depois espalhar as roscas com JB Weld e aparafusá-lo, fazendo suas próprias roscas, o que provavelmente funciona bem para radiadores mais antigos de cobre/latão ou até mesmo alumínio, mas se usado em plástico, provavelmente vazará em breve, porque em alta temperatura o plástico se expande a uma taxa muito maior do que o latão e esticará a junta de solda JB.
Então, fui à loja de ferragens Ace nas proximidades. Eles têm um grande estoque de parafusos, porcas, parafusos, etc... Alumínio, latão, aço e aço inoxidável, em inglês e métrico. Eles me mostraram bicos de 1/4 de polegada em latão e plástico. Comprei um bico de reparo de plástico por US$ 1,60, feito de um plástico muito duro e transparente, muito duro, como ABS.
Usei uma broca afiada, alargando o buraco à mão enquanto tentava remover os detritos de plástico do radiador. Mais rápido usar uma furadeira, mas alguns dos detritos cairão dentro. Para um ajuste apertado, cobri uma extremidade do bico com epóxi de 2 partes e depois martelava-o no buraco. Ele se encaixa perfeitamente.
Cobri uma fita de Teflon em epóxi e enrolei-a ao redor da base da junta para garantir que a junta seja forte e vede corretamente. Quando curado em 24 horas, o epóxi deve ser mais duro e forte do que a maioria dos termoplásticos. Dei 2 dias para curar para ter certeza.
O bico funciona muito bem. Coloquei a caixa de ar de volta (não se esqueça de todas aquelas mangueiras e conectores soltos), drenei o radiador de quaisquer possíveis detritos de plástico, enchi o motor com líquido de arrefecimento e purguei o ar do radiador. Verifiquei todas as mangueiras e todo o radiador muitas vezes com uma luz LED muito brilhante. A câmera de vídeo em fibra flexível também pode alcançar fendas inacessíveis.
Não houve vazamentos. O procedimento de drenagem e purga do radiador funciona de forma lógica e perfeita na primeira vez, levando apenas cerca de 2 horas. Quando você entende como o sistema foi projetado para funcionar e o encontra funcionando logicamente, sente-se seguro e confia no sistema.
De qualquer forma, acho que meu bico de plástico colado com epóxi é forte o suficiente. Eu verificaria se há vazamentos nessa área com frequência toda vez que abro o capô, apenas para ter certeza de que não vaza. Se vazar, posso remover a caixa de ar com bastante rapidez e fazer o reparo.
Como há muitos bicos de reparo à venda no eBay, parece que as BMWs e MBZs também têm muitos bicos quebrados. Eu peço aos manos que reservem um tempo para tirar a caixa de ar e inspecionar/reparar este bico para evitar vazamentos e danos ao motor.
A concessionária Toyota quer US$ 400 por um radiador novo. Eu disse ao cara que posso comprar um radiador do mercado de reposição por cerca de US$ 100. Ele disse que o radiador do mercado de reposição pode durar apenas 1 ano e depois ter que ser substituído. Eu não acredito nele. Eu não confio mais no radiador de plástico frágil deles. Usei radiadores do mercado de reposição em outros carros e eles funcionaram de forma confiável por anos.
Aparentemente, a Toyota usa o radiador KOYORAD como equipamento original. Você pode encontrar o radiador KOYORAD todo em alumínio no eBay por US$ 95. Faça-os assinar uma garantia vitalícia e responsabilize-os se vazar.